Amigo é coisa pra se guardar…

… do lado esquerdo do peito. Já canta Milton Nascimento desde milnovecentosebolinha. E ele tem razão.
Pois é, Dia do Amigo. Que já nem é mais. Tanto o dia, quanto o amigo. Depende. Enfim, pra mim, perda de tempo. É só mais uma data. Muita gente sendo amor, declarando seu afeto por seus amigos aí pela internet. Tudo infestado de mensagens frufrus e felizes. Mas aí eu me pergunto: o que é um amigo? Pra mim, como disse hoje mais cedo, é aquele que eu mando tomar no cu de vez em quando e ele sai rindo, ao invés de ficar me olhando torto. E também é aquele me manda ir tomar no cu de vez em quando, sem medo de ser feliz, afinal de contas, ninguém se ama o tempo inteiro. Somos todos irritantemente insuportáveis para tanto. Olha, amigo pra mim é quem te estende a mão e não pede nada em troca. Faz puramente porque gosta de você. Gosta de você com a cara amassada, feliz, linda, triste, rabugenta, cheia de você. Com o melhor e o pior de você. Pra ser amigo, minha gente, vocês têm que apreciar o pior. E não ter medo de criticar. É, de vez em quando, deixar que você se vire sozinho, pois existem coisas que só você pode fazer por si mesmo. Amizade é, antes de mais nada, sinceridade. É me rever depois de passar uma temporada nos EUA e ouvir de mim, um pouco bêbada: “miga, cê engordou, hein!”… e rir, rir muito. Pode até me mandar ir tomar no cu, depois. É me fazer querer ficar em pé durante horas, assistindo sua colação de grau, porque você acabou de se formar em Medicina e sua turma tem 45415 pessoas. Só pra eu te aplaudir de lá, quando for sua vez de receber o diploma. Não vai ter escândalo nem balãozinho, mas vai ter meu amor ali, pulando até você, em sua forma mais pura e sincera. É fazer com que eu tenha vontade de atravessar a cidade para ir em uma festa onde não vou conhecer ninguém, e muito menos saber como vou voltar pra casa, só pra te dar um abraço e eu poder ter certeza de que meu amor vai chegar até você. Aquele mesmo que vai sair pulando do meu peito quando eu te ver lá em cima, com o diploma nas mãos.
Amigo não precisa de dia pra se celebrar. Eu celebro os meus sempre. Da maneira que dá. Da maneira que posso. Que dou. E que me permitem. Sempre serei discreta. Comemorarei de maneira retardada as conquistas simples do dia a dia quando estiver com vontade. Sempre serei eu. Inteira. Quem me tem como amiga, me tem inteira. E entendam por inteira, eu como sou inteiramente. Parece óbvio e redundante, mas nem sempre é assim. Sou eu com defeitos e qualidades. Não vou querer te ver sempre. E nem você vai me aguentar sempre. Haverá dias em que eu não estarei para ninguém. Nem para mim. Mas quando estiver, estarei para você inteira, mesmo que isso nem seja o que queira. Porque amizade simplesmente acontece. Porque amizade é também um tipo de amor. E quando amo, amo por inteiro. Nada de pedaços. Nada de dias especiais. Eu simplesmente te amo inteiro(a).
Autor: Carolda

Carolina. Canhota, 32, já vivi outras vidas em castelos.

15 comentários em “Amigo é coisa pra se guardar…”

  1. Minha gente, que lindo. Juro que fiquei com os olhos marejados aqui, amigue. Concordo contigo. Amigo é mesmo aquele que a gente manda se foder e ele tá nem aí. Que sabe decodificar quando você não tá bem e te dá um desconto. Também é aquele que aponta teus defeitos e manda cê tomar jeito de gente! É assim.
    Quero você aqui, viu? No meu casamento. Te prepara para daqui a dois, três anos, fazer uma viagem a Hellcife. Por que quero você aqui, aplaudindo a minha realização, HAHA! 😀

    AGORA VAI TER QUE VIR! MWAHAHA

  2. Pois é, penso assim também.
    Tanto que ontem eu nem falei de dia dos amigos, até que recebi uma msg de uma melhor amiga dizendo q tem pessoas q nem se importaram com o dia de ontem.
    Mas veja bem, os meus amigos de verdade sabem que eu os amo todos os dias. Não preciso de um dia especial pra mostrar.
    Hoje eu fiz um mini-conto para eles.
    Não precisava de lembretes porque o meu amor é notório nas palavras, mas eu coloquei, só para eles não esquecerem do que me dão.
    🙂

  3. Eu li ontem, mas deixei pra comentar antes porque foi um soco tão grande no estomago haha
    Adorei, fantástico como sempre. Voce com essa doçura ácida, hahaha vou te contar.
    Difícil não terminar um texto seu sorrindo 🙂

    Beijo

  4. Difícil não terminar um texto seu sorrindo 🙂 [2]
    Que declaração! Hoje em dia, acho que o sentimento da amizade é muito superficial. São poucos que são amigos e muitos são colegas. Mas a expressão “colegas” já nem existe mais. Todos são amigos de todos e está tudo certo. Amizade pra mim vai além da distância, vai muito além do tempo. É intensidade. O tempo todo. Seja nas horas boas ou nas ruins. Faz tempo que não aprecio amizade. Enquanto isso, fico amiga de mim mesma. rs

    Um beijo.

  5. Lindo! E muito, muito verdadeiro! Amigo é tudo isso aí mesmo, é aquele que está com você independente do teu estado de espírito, aquele que ri quando você o manda tomar no __, e te abraça logo em seguida!

  6. A verdade, Carolda, é que amigo mesmo, mesmo, meishmoooooooo, é aquele que tá ali pra gente nos piores e melhores momentos (como vc exemplificou) e nem sempre esses momentos caem no dia 21 de julho.
    Lindo post.
    Beijão, flor!

  7. Esse respeitar é importante. O amigo aprende a aceitar como a pessoa és, e não tem medo de criticar, de aconselhar, de realmente meter o dedo na cara, quando preciso. É aquele que não abandona nunca, independente da condição do dia, ou da pessoa. Mas sempre vai estar à disposição, para compartilhar um sorriso ou para brigar, para insistir, incentivar.

    Amigos de verdade, são comemorados sempre, todos os dias, como podemos, dentro do nosso alcance. E além do mais, amigos de verdade nem precisam disso, sabem quando estão presentes que são completos um para o outro.

    Bonito!

    Beijos!

  8. Texto perfeito! Também faço questão de celebrar meus amigos todos os dias! E precisa ser amigo por inteiro mesmo. Disso as pessoas sempre esquecem…

Deixe um comentário

